terça-feira, 6 de outubro de 2009

Tarefa Modulo II



A semelhança entre o consumo de drogas pelos adolescentes e a população em geral é o uso abusivo do álcool e do tabaco, sendo estas as drogas lícitas mais disseminadas na sociedade brasileira. O uso de drogas é uma prática humana antiga e universal. A prevalência do consumo do álcool e do alcoolismo entre estudantes adolescentes trabalhadores tem como causas fatores sociodemográficos, familires e relacionados ao grupo de trabalho que devem ser considerados nas ações educativas voltadas para a comunidade.
A diferença entre o consumo de drogas pelos adolescentes e a população brasileira é a rápida propagação das drogas ilícitas entre os jovens. Atualmente o cenário epidemiológico nacional tem indicado o álcool como a droga mais consumida e também a responsável pelos maiores índices de problemas decorrentes de seu uso. Os solventes se encontram entre as drogas mais utilizadas pelos jovens, embora venha aumentando o número de adolescentes que declaram consumir maconha, cocaína, crack e alguns medicamentos psicotrópicos. Há desigualdade no uso de drogas entre o sexo masculino e o feminino e também no que se refere ao poder socioeconômico.
A relação do consumo de drogas entre os níveis nacional, estadual, municipal e de nossa escola é muito próximo. Em geral o uso do álcool e o tabaco predomina, seguido pela maconha. O envolvimento dos adolescentes com as dorgas é bastante peculiar em todos os âmbitos e a escola é o local privilegiado para reuní-los e assim adotar atitudes preventivas.
Considerando as demandas de prevenção identificadas no contexto da escola podemos estabelecer diversas atividades com base na Prevenção do Uso de Drogas como:
a) Calendário Escolar: Ciclo de Palestra e Debates sobre a Prevenção e Uso de Drogas (inclusão: 1º semestre e 2º semestre);
b) Caminhada na Comunidade divulgando a Campanha por uma Vida Saudável com entrega de panfletos produzidos pelos alunos;
c) Biblioteca (Atividades direcionadas): Hora do conto, pesquisas e teatro;
d) Olimpíadas da Escola com o tema;
e) Coral da Escola;
f) Desfile Sete Setembro;
g) Oficinas no turno inverso;
h) Laboratório de Informática (pesquisas e etc...);
i) Blog da Escola: http://www.egvc.blogspot.com/;
j) Rádio da Escola (Divulgação de Atividades);
l) Projeto Ler e Arte;
m) Projeto: "Eu Sou Elo da Corrente, Não Uso Drogas!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário